Asma & Rinite

Asma & Rinite

Sou asmática desde que nasci. Eu, o meu irmão, a minha tia, o meu pai, o meu avô e por aí em diante…
Desde pequenina que me lembro de ir para os SAMS fazer aerossóis e levar oxigénio; que me lembro de limpar o pó da casa com um pano enrolado à volta da cara e mesmo assim ficar com crises e com os tão conhecidos “gatinhos” ou “pieira”, entre os asmáticos.
Desde que me lembro de existir que sempre andei com uma “bomba” da asma para todo o
lado, o Ventilan, medicamento para uso em situações de emergência e que me salvou várias vezes em que não conseguia de todo respirar, mas que está carregado de cortisona e faz imenso mal ao coração, entre outras coisas.
Para além disso, todos os dias de manhã e à noite dava uma “bombada” de pulmicort,
brisomax ou symbicort… já usei todos; e simultaneamente o pulmicort nasal, para a rinite
alérgica… Quando estava pior tomava anti-histamínicos (aerius, trenelone, xyzal, zirtec, etc) e mais cortisona – lepicortinol ou celestone… enfim, conheço todos… Confesso que sempre detestei tomar tantos medicamentos especialmente a palavra “cortisona” sempre me fez confusão… porque se diz que retém líquidos, que incha, que faz mal ao
coração, etc..
Neste sentido, quando ouvi falar numa Vitaminoterapia da Nutrilite, suplementos totalmente
orgânicos e que eram um sucesso em casos de asma não pensei duas vezes. Deixei de lado completamente toda a medicação que referi acima, de um dia para o outro, e comecei a tomar diariamente uma combinação de Vitamina A, Vitamina C e Magnésio para a asma,
complementado com Zinco para a Rinite Alérgica. Posso dizer que não podia ter corrido
melhor… desde Setembro que não tenho uma crise de asma, “pieira” ou “gatinhos”… e nunca mais utilizei nenhum dos medicamentos acima, nem numa fase inicial ou de adaptação!!
E mais, antigamente não podia correr ou fazer esforço físico na rua com temperaturas baixas e este ano já fiz várias corridas ao frio e é como se nada se passasse… Happy happy!!!